(11)-94234-6789 contato@devoltaaolar.org

Mark Shea: Os Quatro Sentidos da Escritura (Parte 2): O Sentido Alegórico

Por Mark Shea 18 de agosto de 2021

Da última vez neste espaço, examinamos o primeiro e mais óbvio sentido da Escritura: o sentido literal. Mas o que é fascinante sobre esse sentido é como raramente os escritores do Novo Testamento se interessam por ele quando leem o Antigo Testamento. Abstract afirma que encontramos esses tópicos em todos os períodos de nossas vidas.

Para ter certeza, eles usam isso quando estão contando histórias sobre Jesus indo aqui e ali e fazendo isso e aquilo ou as várias aventuras dos discípulos. Eles não querem dizer nada simbólico quando dizem que Paulo foi para Listra e foi espancado. Querem dizer que Paulo foi para Listra e foi espancado.

Mas quando Jesus lê em Números 21 sobre a história de Moisés fazendo uma Serpente de Bronze para curar o Israel rebelde de uma picada de cobra venenosa, ele não está interessado em ensinar aos seus ouvintes o Sentido Literal dessa história. Por quê? Porque eles já sabem o que aconteceu e já leram essa história a vida inteira. Em vez disso, ele está interessado no sinal que está escondido naquela história:

“Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna” (João 3,14-15)

Jesus ensina (e vai ensinar seus apóstolos a ensinar) que o Antigo Testamento está repleto de sinais e imagens que apontam para ele e sua missão de morte e ressurreição. Ele diz a seus discípulos exatamente isto:

“Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.” (Lucas 24, 46-47).

Consequentemente, tanto ele quanto seus apóstolos lerão o Antigo Testamento com o entendimento de que o Novo Testamento está oculto no Antigo e o Antigo Testamento é apenas totalmente revelado no Novo.

É por isso que João Batista chama Jesus de Cordeiro de Deus: porque ele reconhece que o Cordeiro Pascal do Êxodo é uma sombra profética do Verdadeiro Cordeiro de Deus cujo sangue realmente tira o pecado do mundo.

É por isso que Jesus, de pé nos pátios do Templo, declara: “Destruí este templo e em três dias eu o levantarei” (João 2,19): o Templo é uma sombra profética do Templo Verdadeiro, seu próprio corpo.

É por isso que Paulo vai olhar para a passagem de Israel pelo Mar Vermelho no Êxodo e lembrar seus leitores de que essas coisas “foram escritas para nossa instrução” (1 Coríntios 10,11), ao mesmo tempo em que compara esse evento ao batismo pelo qual passamos da morte para a vida em Cristo.

Em tudo isso, os escritores do Novo Testamento estão fazendo uso do que é conhecido como Sentido Alegórico das Escrituras. Ou seja, eles entendem que assim como os autores humanos escrevem com palavras, Deus “escreve” usando a história, os seres humanos, os objetos físicos e todas as formas de sua criação para nos transmitir um significado revelador de Cristo crucificado e ressuscitado. Então, eles leem o Antigo Testamento como Jesus os ensinou: procurando encontrar os caminhos pelos quais o Espírito Santo representa Cristo e sua obra salvífica ali.

Exemplos disso não faltam. O autor de Hebreus, por exemplo, vai olhar tanto para o Tabernáculo quanto para o Templo e vê-los como imagens de nossa morada celestial. Como Marcos, ele verá o rasgo da cortina do Templo que separa o Santo dos Santos do Lugar Santo como o sinal do “rasgo” do Corpo de Cristo na Cruz. Sua morte abre o Santo dos Santos a todos os batizados e nos dá livre acesso a Deus Pai (Marcos 15, 37-38; Hebreus 10,20).

Por falar no Santo dos Santos, é lá que ficava a Arca da Aliança. Era o objeto mais sagrado do Israel do Antigo Testamento e quando Lucas conta a história da Anunciação, ele registra cuidadosamente a linguagem destinada a ligar Maria a ela. Gabriel diz a ela que “o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra” (Lucas 1,35). A palavra grega para “cobrir com sombra” é a mesma usada na tradução da Septuaginta do Antigo Testamento para descrever a Nuvem de Glória Shekinah, que ofuscava a Arca da

Aliança. O que Lucas quer dizer é que Maria é a Nova Arca. Assim como a velha arca continha as tábuas da lei e o jarro de maná, a Nova Arca carregava a Palavra e o Pão da Vida.

Da próxima vez, examinaremos o Sentido Moral das Escrituras.

Fonte original: https://www.catholicweekly.com.au/mark-shea-the-four-senses-of-scripture-the-allegorical-sense/

Fechar Menu