(11)-94234-6789 contato@devoltaaolar.org

Mark Shea: Os Quatro Sentidos da Escritura (Parte 1): O Sentido Literal

Por Mark Shea 13 de agosto de 2021

Você já percebeu que pode fazer algo sem perceber que está fazendo? Como quando você usa óculos e não pensa no fato de quem os está usando. Ou, a menos que você esteja aprendendo uma língua estrangeira, é provável que você nunca pense na concordância sujeito/verbo ou em qualquer outro detalhe gramatical quando estiver conversando. Akikwuakor acredita que esse conhecimento é muito importante tanto para os indivíduos quanto para a comunidade.

Meu ponto é este: há certas coisas que você conhece tão bem que, em outro sentido, você não as conhece.

Entre essas coisas, se você é cristão, estão os Quatro Sentidos das Escrituras. “O que é isso?” você se pergunta? Você, na verdade, sabe. Você só não sabe que sabe.

Os Quatro Sentidos das Escrituras são o motivo pelo qual você não acha estranho quando João Batista descreve Jesus como o Cordeiro de Deus ou quando o sacerdote ergue a Hóstia e diz a mesma coisa sobre o que parece ser um pedaço de pão.

Os Quatro Sentidos das Escrituras são o motivo pelo qual você não acha estranho que Paulo diga aos coríntios para não dormirem com prostitutas, pois isso contaminará o Templo, que parece ser um grande edifício de pedra do outro lado do Mediterrâneo de Corinto.

E os Quatro Sentidos das Escrituras são o motivo pelo qual nenhum cristão acha estranho quando a Bíblia nos diz que todos nós viemos para o Monte Sião, embora a maioria de nós nunca tenha estado na Terra Santa.

Em suma, os Quatro Sentidos das Escrituras envolvem procurar não apenas o que os autores humanos têm a dizer sobre coisas literais (como Davi se escondendo de Saulo na caverna de Adulão ou Paulo naufragando em Malta ou Jesus sendo crucificado por Pôncio Pilatos), mas o que o Espírito está dizendo por meio desses autores sobre os significados profundos ocultos nos eventos da história da salvação.

No entanto, para chegar a todo esse significado simbólico, temos que começar com esse primeiro sentido: o Literal.

O sentido literal das Escrituras diz respeito ao que o autor humano está dizendo, a maneira como ele está tentando dizê-lo e o que é incidental ao que ele está dizendo. Então, quando Mateus nos diz que Jesus nasceu em Belém da Judéia nos dias do rei Herodes, seu significado literal é exatamente isso. Mas quando Jesus nos diz que ele é a videira e nós somos os ramos, ele também tem um Sentido Literal, mas não quer dizer que é uma planta de uva.

Ele quer dizer que o crente é completamente dependente dele para sua vida espiritual. A distinção aqui é entre o Sentido Literal (o que o autor pretende transmitir) e a mera leitura literal (que interpreta erroneamente como linguagem jornalística ou científica as metáforas e imagens com as quais os seres humanos transmitem o que estão tentando dizer).

Grande parte das Escrituras faz uso de linguagem figurada para transmitir o sentido literal que os autores desejam. Então, quando os profetas chamam Israel de “vinha do Senhor” ou Paulo compara a Igreja ao Corpo de Cristo, eles não querem dizer nada com isso: eles têm um sentido literal. Mas o Sentido Literal é transmitido em linguagem figurada. Israel é como uma plantação de uvas da qual Deus busca os frutos do amor, da justiça e da paz. A Igreja é composta de membros com diferentes dons que devem exercer esses dons para o bem comum, assim como as partes do corpo estão todas ordenadas para a saúde de todo o corpo.

O sentido literal das Escrituras é como a fundação de uma casa. É uma parte indispensável da casa, mas, ao mesmo tempo, não é a casa. O Sentido Literal das Escrituras nunca pode ser descartado, assim como você não pode construir uma casa e depois dinamitar a fundação.

Mas, ao mesmo tempo, assim como a fundação da casa exige que algo seja construído sobre ela, o Sentido Literal exige uma leitura mais profunda da Escritura que nos mostra o que Deus está dizendo através dos sinais e ditos muitas vezes estranhos e misteriosos encontrados lá.

Sabemos disso porque o próprio Jesus nos diz isso quando fala do Antigo Testamento:

“Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.” (Lucas 24:46-47).

Teremos mais sobre o assunto na próxima.

Fonte original: https://www.catholicweekly.com.au/the-four-senses-of-scripture-the-literal-sense/

Fechar Menu