(11)-94234-6789 contato@devoltaaolar.org



Um método do qual tenho feito uso no meu curso de apologética é o de responder questões sobre teologia somente com passagens bíblicas, com o objetivo de demonstrar o quão intensamente “bíblico” o ensinamento católico é.

Nesta questão em particular, os Católicos são frequentemente acusados de “inventar” a confissão, a absolvição e outros aspectos do sacramento da Penitência. Na verdade, nenhuma crença católica nesta área prescinde de uma explícita sanção ou de exemplo bíblicos. Basta realizar um pequeno estudo das Escrituras e pesquisar um pouco para encontrar a informação.
Vou utilizar a Bíblia de Jerusalém.
1. A Igreja dispensa o perdão (Sacramento da Penitência)

O perdão dos pecados através dos sacerdotes foi prefigurado na Antiga Aliança?

Levítico 5:5,6: se for responsável em um desses casos, confessará o pecado cometido, levará a Iahweh, como sacrifício de reparação pelo pecado cometido, uma fêmea de gado miúdo (cordeira ou cabrita) em sacrifício pelo pecado; e o sacerdote fará por ele o rito de expiação, que o livrará do seu pecado.

Levítico 19:21,22: Trará a Iahweh um sacrifício de reparação, à entrada da Tenda da Reunião. Será um carneiro de reparação. Com esse carneiro de reparação o sacerdote fará sobre o homem o rito de expiação diante de Iahweh, pelo pecado cometido; e o pecado que cometeu ser-lhe-á perdoado.

Os profetas atuaram alguma vez como “intermediários de Deus” no que diz respeito ao perdão?

2 Samuel 12:13: Davi disse a Natã: “Pequei contra Iahweh!” Então Natã disse a Davi: “Por sua parte, Iahweh perdoa a tua falta: não morrerás.

Há alguma passagem demonstrando que um sacerdote concede absolvição?

Mateus 18:18b: … e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

Um sacerdote tem autoridade para perdoar pecados como representante de Deus?

João 20:23: Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. (cf. 2 Cor 2,10 ; ver abaixo).

A confissão é um conceito bíblico?

Salmos 38:19: Sim, eu confesso a minha iniquidade, e temo pelo meu pecado.

Provérbios 28:13: Quem esconde suas faltas jamais tem sucesso, mas quem as confessa e abandona obtém compaixão.

Atos 19:18: Muitos dos que haviam abraçado a fé começaram a confessar e a declarar suas práticas.

A confissão dos pecados a uma autoridade espiritual é especificamente mencionada?

Marcos 1,4-5: João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados, e iam até ele toda a região da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando seus pecados.

Tiago 5,14-16: Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé; e se tiver cometido pecados, estes serão perdoados. Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados


2. Autoridade dos sacerdotes para impor Penitência

Sacerdotes possuem autoridade para atribuir penitência aos pecadores?

Mateus 18:18a: Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu…

Sacerdotes possuem autoridade para “reter” pecados?

João 20:23b: … aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos.

A penitência após a confissão dos pecados é vista na Antiga Aliança?

Números 5:7: Iahweh falou a Moisés e disse: “Fala aos filhos de Israel: Se um homem ou mulher cometer algum dos pecados pelos quais se ofende a Iahweh, essa pessoa é culpada. Confessará o pecado cometido e restituirá o valor de que é devedor, acrescido de um quinto.

São Paulo atribuiu penitência a um pecador impenitente?

1 Coríntios 5:1-5: É geral ouvir-se dizer que entre vós existe luxúria, e luxúria tal que não se encontra nem mesmo entre os pagãos: um dentre vós vive com a mulher do seu pai! E vós estais cheios de orgulho! Nem mesmo vos mergulhastes na tristeza, a fim de que o autor desse mal fosse eliminado do meio de vós? Quanto a mim, ausente de corpo, mas presente em espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que assim procedeu. É preciso que, em nome do Senhor Jesus, estando vós e o meu espírito reunidos em assembléia com o poder de nosso Senhor Jesus, entreguemos tal homem a Satanás para a perda da sua carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor.


Paulo alguma vez nomeia os pecadores para os quais ele confere penitência?

1 Timóteo 1:19,20: com fé e boa consciência; pois alguns, rejeitando a boa consciência, vieram a naufragar na fé. Dentre esses se encontram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, a fim de que aprendam a não mais blasfemar.

3. Indulgências (alívio das penas temporais)

A Igreja tem autoridade para conceder uma indulgência?

2 Coríntios 2:6-11: Para tal homem, basta a censura infligida pela maioria.Eis por que, muito ao contrário, perdoai-lhe e consolai-o, a fim de que não seja absorvido por tristeza excessiva.Sendo assim, exorto-vos a que deis provas de amor para com ele, pois, ao vos escrever, eu tinha em mira pôr à prova a vossa obediência e averiguar se era total. Àquele a quem perdoais eu perdôo! Se perdoei — na medida em que tinha de perdoar —, eu o fiz em vosso favor, na plena presença de Cristo, a fim de que não sejamos iludidos por Satanás. Pois não ignoramos as intenções dele.

Da próxima vez, então, quando você for questionado sobre “porque você confessa um homem?” ou afins, esteja certo de ter este artigo em mãos !

































Fechar Menu