(11)-94234-6789 contato@devoltaaolar.org

Lista de conversos ao

Em uma matéria publicada, em 1996, na revista Ultimato, encontramos o seguinte: Sabe-se de vários padres que se tornaram protestantes. Existem casos conhecidos de pastores que se tornaram católicos?

Bertil Ekström – Não conheço nenhum caso, porém deve existir. Sei de evangélicos ativos que se tornaram católicos ardorosos.

Ebenézer Soares Ferreira – Conheço um único caso: o do pastor Eurípedes Cardoso de Menezes, que se tornou grande líder católico.

Valdyr Carvalho Luz – Uns poucos. No exterior, mormente na Alemanha luterana e na Inglaterra anglicana, casos que tais têm havido. No Brasil, sei apenas de dois: Eurípedes Cardoso de Menezes e Salomão Ferraz.

Dom José Elias Chaves – Sim, existem fora do Brasil e no Brasil também. Alguns nomes são bem conhecidos: Max Thurian, da Comunidade de Taizé, o Cardeal Newman, que era anglicano. Mais recentemente, depois da decisão da Igreja da Inglaterra de ordenar mulheres, muitos ministros anglicanos e um bispo pediram para ingressar na Igreja Católica. No Brasil, entre os pastores convertidos para a Igreja Católica mais conhecidos, estão Erípedes Cardoso de Menezes e Francisco de Almeida Araújo, este com toda a sua família.

Robinson Cavalcanti – Não conheço, nem nunca ouvi falar. Simples membros de igreja, sim. Conheci um frade ex-batista e uma noviça oriunda de família assembleiana. São casos muito
raros.


Vejam que os entrevistados são pastores, reitores, professores de seminário, mas vemos que eles, simplesmente, ignoram completamente a enorme quantidade de conversões de pastores que se tornaram católicos. A melhor resposta foi a do Bispo católico Dom José Elias Chaves, mas, mesmo assim, foi bastante incompleta. Quando ajudei o Jaime Francisco de Moura com a última edição do seu livro “Por que estes protestantes tornaram-se católicos”, comentei com ele sobre como não tínhamos nada no Brasil focado nas conversões de brasileiros. O próprio livro publicado pelo Jaime, pioneiro no país no tocante a esse tipo de literatura, ainda está bastante restrito às conversões do mundo anglófono, que, além de contar com vários excelentes sites que divulgam os testemunhos de conversos, como o Catholic” (whyimcatholic.com) e o “The Coming Home Network International” (chnetwork.org), ainda conta com o trabalho de um John Beaumont, que tem publicado guias de referência compilando conversos notáveis.

Meses atrás, discutindo com um protestante no Facebook, um rapaz falou sobre a raridade de conversões de protestantes ao Catolicismo. Mesmo depois de indicar-lhe a lista que tenho compilado aqui de conversos que, inclusive, publicaram livros [4], ele continuou demonstrando ceticismo e pediu-me que mencionasse, pelo menos, cinco pessoas da minha própria cidade. Dei-lhe uma lista com dez nomes.  Tendo em vista a falta de livros ou quaisquer meios que dêem visibilidade às conversões no Brasil, resolvi dar o pontapé inicial e começar a registrá-las aqui.

Se você é ex-protestante converso ao Catolicismo e deseja ser acrescentado à lista, que será atualizada permanentemente, peço-lhe que envie um email para (contato@devoltaaolar.org) com os seguintes dados:

Nome completo:
Ano de nascimento e naturalidade:
Cidade (Estado) onde mora:
Ano de conversão:
Denominação a que pertencia:
Formação ou profissão:
E-mail para contato:
Link para o relato de conversão (se houver):
Foto: (opcional)

Fechar Menu